Vacinação drive thru contra gripe e sarampo é realizada neste sábado em Muriaé

Ação, que ocorrerá no Bairro Gávea, visa imunizar grupos prioritários que ainda não compareceram aos postos de imunização.

Muriaé realiza vacinação contra a gripe e sarampo em sistema de drive thru Prefeitura de Viçosa/Divulgação A Prefeitura de Muriaé realiza, no sábado (18), uma ação de imunização contra gripe no sistema drive thru.

Serão aplicadas doses de vacina contra a gripe e sarampo, a fim de atingir a meta de 90% do público prioritário vacinado, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Para agilizar a aplicação das doses e evitar engarrafamentos e aglomerações, cerca de 25 profissionais da saúde atuarão das 8h às 16h, no espaço da Feira Livre, que funciona na Avenida Alfredo Pedro Carneiro, no Bairro Gávea.

A Prefeitura ressalta que, apesar do sistema drive thru, pessoas que comparecerem ao local a pé também podem receber as doses.

Iniciativa ocorre no espaço da Feira Livre, no Bairro Gávea Prefeitura de Viçosa/Divulgação As cinco mil doses da vacina contra a gripe serão destinadas aos grupos que ainda não atingiram a meta vacinal: crianças dos seis meses aos seis anos, gestantes, mulheres em até 45 dias de pós-parto e adultos com idade superior à 55 anos.

Pessoas dos grupos prioritários que tiveram suas metas atingidas, mas que ainda não foram imunizados, também podem receber a vacina.

No caso da vacina contra o sarampo, podem ser imunizadas pessoas com idade entre 20 e 49 anos.

“A taxa de imunização está com percentual abaixo do esperado em todo país e as vacinas são a única forma de prevenção de diversas doenças na fase infantil e adulta”, ressalta a enfermeira-coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Rosinalva Pedrosa. Crianças que forem ser imunizadas devem levar o cartão de vacina, e os adultos precisam apresentar documento que comprove o pertencimento no grupo prioritário, com exceção das gestantes.

A Prefeitura pede que a população compareça ao local de vacinação cumprindo as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool 70%.

Balanço Segundo a Prefeitura de Muriaé, até a última atualização desta matéria, 26.677 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas na cidade.

A meta é imunizar 29.132 pessoas. Entre os grupos prioritários que cumpriram a meta vacinal, destacam-se os idosos, com 15.756 doses aplicadas e 119,47% do grupo imunizado.

A meta também foi ultrapassada pelos profissionais de saúde, que registram 134,85% de imunização, com 3.382 doses distribuídas.

Os adultos registram o pior índice de imunização da cidade, com 51,84%, enquanto as crianças apresentam 56,53%.

Já mulheres em período de pós-parto registram 64,85% e gestantes ficam em 71,97%.

Em relação às doses da tríplice viral, que protege do sarampo, foram aplicas 9.234 doses, atingindo apenas 19,20% da população.

A meta é imunizar 47.904 pessoas.

Categoria:MG - Zona da Mata